quinta-feira, 16 de maio de 2013

S O S - AMAZÔNIA

A AMAZÔNIA é o maior ecossistema da TERRA, depois dos OCEANOS. Ela abrange nove países: BRASIL, BOLÍVIA, COLÔMBIA, EQUADOR, GUIANA, GUIANA FRANCESA, PERU, SURINAME e VENEZUELA. Ela detém um quinto de toda a ÁGUA DOCE do mundo e um terço das FLORESTAS da TERRA, além de 30% de toda a FLORA e FAUNA do globo. Algumas espécies de Fauna e Flora, bem como algumas tribos nativas, ainda são desconhecidas, cuja origem remonta há 10 mil anos atrás. O que mais surpreende na AMAZÔNIA é o seu Poderoso Rio - RIO AMAZONAS - com 6.868 km( Rio Nilo: 6.671 km) - de extensão. É o maior Rio do mundo em extensão, profundidade e volume d'água. A partir de dezembro, o nível de suas águas sobem, aproximadamente, 17 metros, cobrindo uma área de 700 mil quilômetros quadrados, com 60 km de largura e em alguns lugares sua profundidade atinge a 80 metros. Deságua no OCEANO ATLÂNTICO com uma foz de 320 km (IBAMA, webciencia.com). Seu fenômeno chamado de "poroc-poroc" pelos indígenas locais (Pororoca), que significa DESTRUIDOR (Oceano engolindo o Poderoso Rio) é ouvido a 20 km. de distância. Só no BRASIL, a AMAZÔNIA engloba 42,07% do seu território, de um total superior a 7 milhões de quilômetros quadrados, somados aos demais Países.

Pela Lei do Dharma a TERRA tem vida e as FLORESTAS são os pulmões da TERRA. Sem as FLORESTAS a TERRA morrerá. As QUEIMADAS ILEGAIS, DESMATAMENTOS, EROSÕES, GARIMPOS ILEGAIS, EXTRAÇÕES ILEGAIS DE MADEIRA e PECUÁRIA estão destruindo a AMAZÔNIA, que possui um ecossistema frágil, com estatísticas alarmantes:
- A devastação da AMAZÔNIA pelo homem é, atualmente,  de 350 mil quilômetros quadrados e cresce num ritmo assustador: 20 hectares por minuto; 30 mil por dia; 8 milhões de hectares por ano. Algumas espécies já desapareceram sem jamais serem identificadas(webciencia.com). Na Conferência para Preservação da Natureza no Rio de Janeiro(ECO-92), os Países participantes fizeram muitas promessas, assinaram vários acordos, MAS NÃO BOTARAM NADA EM PRÁTICA. O DESMATAMENTO e as QUEIMADAS DA FLORESTA AMAZÔNICA continuam, aumentando o EFEITO ESTUFA e o AQUECIMENTO GLOBAL. Tivemos uma MÃE NATUREZA e a matamos. Qual outro PLANETA nesta ou noutra Galáxia distante nos aceitaria?.  frnbao-.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUDA ORIGINAL NICHIREN DAISHONIN

BUDA ORIGINAL NICHIREN DAISHONIN